Capital conta com atendimento veterinário itinerante para animais

Campo Grande (MS)- A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), passou a disponibilizar, a partir deste mês de julho, atendimento médico-veterinário itinerante todos os dias, para ONGs e protetores independentes. O programa atende tutores que possuem mais de 15 animais sob seus cuidados.

Edvaldo Sales, veterinário-chefe da Subea, explica que a novidade surgiu da alta demanda das ongs e protetores por atendimento itinerante e que foi possível atender após remodelação nas equipes de veterinários. 

Meire Aquino, que há 18 anos cuida de gatos abandonados e, hoje, possui 40 em sua casa, foi atendida pela iniciativa. “O programa é muito bom, porque eu não tenho como levar tantos animais até a unidade. E a equipe que veio foi tão amorosa com meus gatos”, declara.

Conforme Edvaldo, durante as visitas, caso o tutor tenha algum animal para ser castrado, ele é avaliado e microchipado e, após lançado no sistema, é enviado o endereço, data e hora do procedimento na clínica mais próxima da casa da tutora. “Nós continuamos incentivando a castração, que é a melhor maneira de diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas da Capital”.

O veterinário explica também que às quartas-feiras, os atendimentos no prédio da Subea continuam exclusivos para ONGs e protetores cadastrados na subsecretaria. “Nesse dia, eles podem trazer mais de um animal para avaliação de castração”.

O programa neste primeiro semestre já atendeu mais de 5 mil animais. Durante a ação, são levados todos os serviços oferecidos na unidade básica como consulta, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, microchipagem, vacinação antirrábica e polivalente, ficando a critério do médico-veterinário os procedimentos que serão realizados. Para solicitar o programa Subea Itinerante, o interessado deve ligar no número 2020-1397.

Com informações da Prefeitura de Campo Grande