OUÇA: Fraudes financeiras motivam mutirão de atendimento da Defensoria Pública

Campo Grande (MS)– A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou mutirão inédito para atender consumidores vítimas de fraudes bancárias. Conforme o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos do Consumidor, o defensor Carlos Eduardo de Oliveira de Souza, o aumento na demanda foi o motivo da ação para fazer um recorte específico dos casos. Foram agendados 52 atendimentos e 45 compareceram ao evento. Dos atendidos 53% tratavam-se de empréstimos consignados. Carlos Eduardo de Oliveira comenta em entrevista a RádioWebMS. 

SONORA

A educadora física Graciara Barbosa, de 43 anos, fez um empréstimo consignado no banco. Em seguida, começou a receber ofertas para portabilidade do consignado para outra instituição com redução do valor e da quantidade de parcelas. Seduzida pelas condições oferecidas, Graciara aceitou a proposta. 

SONORA

A educadora física teve que buscar um advogado para resolver o problema e ainda aguarda o ressarcimento dos valores perdidos. Outros atendimentos feitos pela Defensoria tratavam sobre o uso do PIX com pagamento indevido a terceiros com 22% dos casos e em 11% dos atendimentos, as pendências eram sobre cartão de crédito e transações não reconhecidas. Para essas situações, o defensor orienta sempre verificar para quem está sendo feito o pagamento antes de confirmar a transação. 

SONORA

Para evitar dor de cabeça, Carlos Eduardo Oliveira pede atenção quando for acessar um empréstimo consignado. 

SONORA

Também evite compartilhar o número de cartões de crédito e senhas para pessoas estranhas. Após o mutirão a ideia também é produzir um material educativo e preventivo para evitar que novas vítimas caiam em fraudes financeiras. O cidadão pode procurar atendimento na Defensoria  via plataforma virtual (http://www.defensoria.ms.def.br) ou se dirigir até a sede que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 1668, centro.