Ouça; MS e Educação querem retorno da Aula de Educação sexual

Campo Grande(MS) – O Ministério da Saúde anunciou que irá retomar a promoção da educação sexual e reprodutiva e da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis no Programa Saúde na Escola. Instituída em 2007, em parceria com o Ministério da Educação, a iniciativa também vai voltar a trabalhar com outras temáticas que foram deixadas de lado nos últimos anos: a prevenção da violência e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos.

É o que explica Kátia Souto, coordenadora-geral da Equidade e Determinantes Sociais, da Secretaria de Educação da Atenção Primária à Saúde. A responsável pelo programa destacou a fase de capacitação dos profissionais de saúde e de educação com apoio de parceiros como Unicef e Unesco.

Kátia Souto explica que ações de promoção à saúde mental serão incluídas no programa como forma de prevenção à violência em ambiente escolar.

Serão destinados R$90 milhões para os municípios que aderiram ao programa para o ciclo 2023/2024. A previsão é que mais de 25 milhões de estudantes da educação básica sejam assistidos. O Programa Saúde na Escola conta com a participação da comunidade escolar, equipes de atenção básica de saúde e da educação pública. Com informações da Rádio Agência Nacional.

Da redação

Ilustração: Marcella Tamayo