Vereador e servidor de Caarapó são presos pelo desvio de mais de R$ 2 milhões

Campo Grande(MS) – Vereador Cido Santos, PSDB e o  servidor público Marcelo Nascimento e Silva  foram detidos em operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) na manhã,  de quinta feira  em Caarapó.   O Gaeco realizou buscas na Câmara e Prefeitura para apurar desvio milionário. No total, foram dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. O Ministério Público investiga  crime  de corrupção na arrecadação de impostos  em Caarapó, onde Pagamentos de ITBI e IPTU eram agendados e, posteriormente, baixados manualmente no sistema, com emissão de certidão negativa de débitos tributários, incorporando-se ao patrimônio particular os valores pagos.

A policia apurou que  os investigados  fizeram  mais de 4.600 (quatro mil e seiscentos) estornos de pagamento, alcançando o montante de R$ 2 milhões 299 mil 575 reais  do erário. A palavra “Telonai”, que dá nome a operação, vem é de origem grega. O nome, era dado ao coletor de impostos do Estado Romano, cargo por vezes exercido com grande arbitrariedade.

A Denúncia de corrupção  foi feita pelo próprio prefeito da cidade, André Nezzi (PSDB), no segundo semestre do ano passado. Ao longo das investigações, descobriu-se que as ações ocorriam desde 2009; Com as provas em mãos, o prefeito registrou boletim de ocorrência na delegacia de Caarapó e acionou o Ministério Público.

Da redação

foto Divulgação