OUÇA: MS é o 4º Estado com menor número de quilombolas no Brasil

Campo Grande (MS)- Mato Grosso do Sul tem 2.546 pessoas quilombolas, conforme o Censo Demográfico 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia). O número corresponde a 0,09% da população recenseada no Estado. Mato Grosso do Sul conta hoje com mais de 2 milhões e 750 mil pessoas habitantes.  Elenice Cristaldo Cano, coordenadora de divulgação do CENSO do IBGE em MS, comenta à RádioWebMS, que o levantamento foi realizado após o reconhecimento oficial desses territórios e ao entorno existentes no Estado. 

SONORA

Eles são residentes em 21 municípios do Estado. Campo Grande é o que mais tem quilombola, com 735 moradores, em três comunidades diferentes: São João Batista, Tia Eva e Chácara Buriti. Em seguida, está Corumbá, com 371 pessoas; e Jaraguari (285 pessoas). Por outro lado, Dourados e Anastácio tem 3 pessoas cada; e Sonora, 2 pessoas.

Mato Grosso do Sul tem o quarto menor número de pessoas quilombolas entre as Unidades da Federação, representando 0,19% desta população em todo o Brasil. No ranking, destaca-se a Bahia com 397.059 pessoas, o que corresponde a 29,90% da população quilombola recenseada. Conforme Elenice Cristaldo Cano, os dados do IBGE são importantes para trazer mais visibilidade para a comunidade. 

SONORA

Em agosto, o IBGE divulgará dados mais específicos sobre a população indígena no Brasil.