Ouça; Em MS, mais de 570 pessoas estão na fila de espera para transplante

Campo Grande(MS) –  caso do apresentador Fausto Silva reacende a necessidade de falar sobre a doação de  órgãos. Ele passou por um transplante de coração e se recupera do delicado procedimento. Em Mato Grosso do Sul são 414 pessoas na fila de espera por um transplante de córneas, 160 pacientes à espera de um rim e 3 aguardam por um novo coração.

O Estado não tem equipe e hospital autorizados para a realização do transplante de coração, por isso os pacientes são encaminhados para outros estados. No caso dos outros órgãos, desde o começo do ano foram feitos 139 transplantes de córnea e 22 transplantes renais. As informações são da secretaria de estado de saúde. A coordenadora da central de transplantes, Claire Miozzo, comenta como funcionam os critérios para receber um novo órgão.

Em situações de extrema gravidade também servem de medida definitiva para a escolha de quem passará pelo transplante.

A lei do consentimento familiar autoriza a doação apenas quando um parente até segundo grau, mediante duas testemunhas, aprova o procedimento. Claire Miozzo reforça a importância de tocar no assunto ainda em vida.

Diante do percentual de negativa, a coordenadora da central de transplantes do Estado reforça também a orientação às famílias no momento da dor ainda no hospital.

A lista de espera por um novo órgão vale tanto para pacientes da rede pública de saúde quanto da rede privada e todo sistema é feito pelo SUS.

Ana Carolina Souza

foto Divulgação