Ouça; Sistema de Transplante do Brasil é um dos melhores do Mundo

Campo Grande(MS) – Fausto Silva, apresentador de 73 anos, passou por uma cirurgia de transplante de coração  domingo, 27, no Hospital Albert Einstein, após ter sido “priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde”. Internado desde o dia 5 para tratar insuficiência cardíaca, sua equipe médica passou a indicar a cirurgia no dia 20. O prazo total entre a internação e o transplante foi de 22 dias. Em São Paulo, o tempo de espera por um transplante  é de 1 a 3 meses – mas pode ser reduzido por urgência.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 19 e 26 de agosto foram realizados 13 transplantes de coração no País, sendo 7 em São Paulo. “Ele (Faustão) recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados”, diz a nota oficial. Um dos fatores determinantes para que o apresentador recebesse o órgão foi a distancia geográfica entre doador e receptor, porque quando o coração é retirado do corpo do doador, ele precisa voltar a pulsar em até 6 horas no corpo de outra pessoa. O presidente da associação de transplante de órgãos, Gustavo Ferreira explicou como é feito o procedimento.

Gustavo Fernandes Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos,  disse a Globo News, que neste ano, 60 pacientes no Brasil receberam o órgão com menos de um mês de fila de espera”.

Da redação

Foto Globo News.