Ouça; MS terá Residência Agrária e Selo Verde para Agricultura Familiar

Campo Grande(MS) – Há 23 anos no Assentamento Monjolinho, em Anastácio,  Vera Regina Francisco tem a atividade da bovinocultura leiteira e a produção de panificados  vendidos na Feira  da Agricultura Familiar e da Economia Solidária . As quatro  da manhã Vera  participa de  aulas no curso superior de gastronomia, na  modalidade online, um  sonho que ela realiza  antes dos 50 anos de idade. O próximo passo será a implantação de agro indústria,

São 50 pães caseiros, 6 roscas, 80 pacotes de bolachas, 35 pacotes de chipa e 10 cucas produzidas por semana. A ruralista valoriza o apoio da Agraer para implantar a agro indústria em Panificação.

Para fixar os filhos dos trabalhadores no campo  e qualificar a mão -de -obra, o Estado garante funcionamento de duas Escolas Família Agrícola,  uma em  Itaquiraí e outra em Rio  Brilhante. A diretora Elisangela Donizete Perin anuncia que a unidade funciona com uso de pedagogia  da alternância, em regime de internato, com aplicação do  curso técnico em agropecuária.

A diretora Elisangela confirma parceria da Escola  com a universidade para oferecer curso para profissional  rural.

Para garantir mão- de- obra permanente na atividade agrícola, o governo do Estado, com apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia  de  Mato Grosso do Sul), estuda criar a bolsa de residência agrária.  A iniciativa é  anunciada pelo  Secretário Executivo de Agricultura Familiar da  Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação),  Humberto de Mello Pereira; O Bolsa Agrária vai durar por dois anos e os candidatos serão selecionados pelas instituições de ensino.

Humberto de Mello Pereira destaca ainda à Rádiowebms uso do Selo Verde para identificar produtos da agricultura familiar. O programa  deve funcionar na plataforma do Ministério do Desenvolvimento Agrário  e, posteriormente, na elaboração do  programa de certificação para garantir  a agroindústria no Estado.

João Flores Junior