Em MS 7 cidades registram mais de 40ºC e batem recordes nas temperaturas

Campo Grande(MS) – Sete cidades que  tiveram  máximas acima dos 40°C e consideradas recordes. E de acordo com dados do  Cemtec/MS. O Estado continua no epicentro como um dos mais quentes no fim do inverno.  O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia confirma que depois das  14h, desta sexta feira a temperatura passou dos  40°C em sete cidades de Mato Grosso do Sul.

Conforme dados do Cemtec/MS, o calor registrado nesta sexta-feira (22) foi recorde em todas as cidades de Mato Grosso do Sul para o ano, com exceção para Pedro Gomes, que no dia 17 de setembro registrou 40,7°C. Hoje as máximas passaram  dos 40ºC em Bataguassu, Três Lagoas, Paranaiba, Pedro Gomes, Coxim. Agua Clara e Porto Murtinho tiveram mais de 41ºC . Campo Grande teve 37,6°C, recorde para o ano e um grau a mais que a máxima de quinta-feira (21).

A onda de calor formada por um bloqueio atmosférico aliado ao fenômeno El Niño deve ganhar ainda mais força e até domingo dia 24,  a previsão aponta para temperaturas máximas entre 40°C e 43°C com umidade em clima desértico menos de 20%. A situação deve ser amenizada na  segunda-feira (25), mas não há previsão de novas frentes frias.

A primavera começa oficialmente no sábado, 23 de setembro. De acordo com o Cemtec/MS, entre os dias 21 de setembro e 07 de outubro de 202 são previstos acumulados de chuvas de até 100 mm, com os maiores acumulados previstos para as regiões leste, sudeste e nordeste do estado de Mato Grosso do Sul.

Da redação

Foto Bombeiros