Ouça; Onda de Calor pede atenção com hidratação e cautela com a atividade física

Campo Grande(MS) – Com as temperaturas nas alturas, batendo na casa dos 40ºC em algumas cidades do Estado,  a prática de atividade física pede cuidados redobrados. Joni Guimarães, vice presidente do Conselho Regional de Educação Física comenta que dias de muito calor podem causar hipertemia, o aquecimento excessivo do corpo causando desidratação e até queda da pressão arterial. A  recomendação é diminuir a intensidade e o volume de exercícios físicos e apostar na hidratação.

Guimarãres recomenda o uso de roupas leves e tecidos com tecnologia de proteção uv. Na hora de se exercitar evite a exposição direta ao sol e prefira locais com sombra e mais arborizados. Para quem não abre mão do treino diário é preciso atenção em sinais de super aquecimento do corpo. e em caso de atividades físicas em locais fechados como as academias a umidade relativa do ar pode ser controlada.

Joni  reforça o cuidado com a saúde de crianças e idosos. No  caso de aulas de educação física, a recomendação é evitar atividades de alta intensidade e realizar paradas estratégicas para hidratar a garotada. Uma nota técnica da Secretaria de Estado de Educação, SED suspende as aulas de educação física em horários das 10h às 16h e pede que os alunos levem garras de água para ajudar na hidratação e o uso de mecanismos para aumentar a umidade relativa do ar no ambiente escolar. Ouça a reportagem  de Ana Carolina Sousa

Foto; Assessoria Conselho Regional de Educação Física.