OUÇA: Projeto começa a monitorar antas encontradas na área urbana de Campo Grande

Campo Grande (MS)- Pela terceira vez, o INCAB- Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira realiza o projeto ‘Antas Urbanas’ em Campo Grande. O projeto captura e monitora as antas do perímetro urbano desde 2021. De acordo com a veterinária Fernanda Jacoby, comenta que nos últimos anos esses animais têm sido mais vistos na área urbana da cidade. Por isso a necessidade de monitorar e investigar o estado de saúde e os possíveis impactos ambientais do ecossistema. A ação também ajuda a ampliar as estratégias locais para a conservação da anta brasileira, espécie ameaçada de extinção no Cerrado, de acordo com a Lista Vermelha do ICMBio (Instituto Chico Medes de Conservação da Biodiversidade).

SONORA

Em julho de 2022 um macho adulto de 8 anos foi capturado no Parque dos Poderes. O animal ficou por seis meses com um colar sendo monitorado. Foram realizados exames de sangue para saber o estado de saúde. Em janeiro deste ano, outro indivíduo foi capturado na Mata do Segredo, passando pelo mesmo procedimento. Na última anta foi possível identificar um nível alto de glicose, possivelmente alterada pela alimentação. 

SONORA

Conforme a veterinária Fernanda Jacoby, esses animais são dependentes de áreas verdes e regiões de mata preservada. Por isso é mais comum a presença deles em locais como  Chácara dos Poderes, Parque do Prosa, Matas do Segredo, Eletrosul e São Julião. A comunidade pode ajudar no projeto. 

SONORA

Os moradores que avistarem uma anta nas ruas da Capital podem entrar em contato pelo WhatsApp (67) 99189-7817.