Ouça; Mudança no clima afeta mente de jovem e adolescente

Campo Grande(MS)- Em eventos climáticos extremos, como queimadas, estiagem e inundações, as incertezas e o medo podem desencadear ansiedade, depressão e outros transtornos psicológicos. Consequências que costumam afetar ainda mais crianças e jovens, já que nessa faixa etária, a personalidade ainda está em formação e o impacto dessas tragédias climáticas pode ser mais profundo do que para os adultos.

Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, criou programas que ajudam a identificar e a encaminhar crianças e jovens abalados por questões climáticas. O primeiro passo é perceber quando eles mudam o comportamento, como explica Gabriela Mora, oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef.

Um dos canais oferecidos pelo Unicef e que fica disponível 24 horas para oferecer ajuda em saúde mental é o Pode Falar. O canal virtual é acessado pelo site podefalar tudo junto ponto org ponto br. Os atendentes são treinados para identificar casos de sofrimento e apoiar adolescentes a encontrar, na região onde moram, serviços de assistência. A oficial Gabriela Mora explica como é esse acolhimento.

Com informações da Rádio Brasil 61.