Ouça; Prazo para exame toxicológico termina dia 28 de dezembro

Campo Grande(MS) – Três dias antes de terminar 2023,  motoristas das categorias, C, D ou E devem realizar o exame toxicológico nos laboratórios credenciados para evitar multas, conforme orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A partir do dia 28 de janeiro de 2024, a Senatram vai multar em R$1.467,35 e adicionar sete pontos na CNH, os condutores flagrados com exames vencidos por mais de 30 dias. A legislação estabelece um prazo de tolerância de 30 dias antes da infração ser considerada “gravíssima”.

O especialista em trânsito, Artur Morais, esclarece o propósito do exame toxicológico, e como ele contribui para a segurança nas estradas.

A pesquisadora do departamento de Psicologia Social e Trabalho da Universidade de Brasília, Zuleide Feitosa, avalia que o exame toxicológico é importante para reduzir os números de acidentes nas estradas.

No primeiro semestre do ano, a PRF registrou 9.057 acidentes atribuídos à reação lenta dos condutores. Muitos desses incidentes, que ocasionaram 567 mortes e 10.142 ferimentos, são devido à distração dos motoristas, incluindo o possível uso de substâncias que afetam a atenção e a resposta ao volante.

Da redação

Foto Rovena Rosa / Agência Brasil