OUÇA: Consumidor deve ficar atento para evitar cobranças abusivos em serviços automotivos

Campo Grande (MS)- O dono de uma loja de pneus em Campo Grande foi preso nesta semana por estelionato. Passou por audiência de custódia, pagou fiança e foi liberado. Contra o estabelecimento há uma série de denúncias que vão desde cobrança abusiva, venda casada e má prestação de serviço. 

Na denúncia mais recente, uma cliente alegou que deixou o carro, um Ford Fiesta, na loja para trocar pneus e foi informada que o serviço ficaria R$ 500. Mais tarde, o estabelecimento informou que, na verdade, precisaria cobrar R$ 2,6 mil por outros serviços e que as rodas do veículo estariam amassadas.  A cliente não aprovou o orçamento e informou que mais tarde passaria para buscar o carro. Quando chegou ao comércio, porém, foi informada de novo valor por “serviço prestado”. 

Casos onde o cliente compra pneus em uma loja e ganha de brinde a troca em outro estabelecimento até são comuns. Nesse caso, o serviço não pode ser cobrado, como explica Nikollas Pellat, presidente da comissão de direito do consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul. 

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O lojista pode até fazer uma promoção, com desconto oferecido indicando a loja de montagem. É diferente da venda casada ou da propaganda enganosa. 

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Conforme Nikollas Pellat, o consumidor deve procurar produzir provas para fazer a denúncia. 

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Serviço de alinhamento, balanceamento, cambagem e caster são autônomos e podem ser feitos em qualquer lugar de preferência do consumidor. O presidente da comissão do direito do consumidor da OAB, Nikollas Pellat, recomenda pesquisar. 

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