OUÇA: Paridade salarial entre homens e mulheres aumentou nos últimos 10 anos no Brasil

Campo Grande (MS)- Estudo da Confederação Nacional da Indústria revela que, na última década, as mulheres alcançaram salários mais próximos aos dos homens. Conforme o estudo Mulheres no Mercado de Trabalho, feito a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 6,7 pontos na paridade salarial, passando de 72 em 2013 para 78,7 em 2023. O estudo avaliou a paridade de gênero numa escala de 0 a 100, onde 100 representa equidade total. 

Na análise dos cargos de liderança, as mulheres conquistaram mais espaço. A participação delas em funções de liderança subiu de 35,7% em 2013 para 39,1% em 2023, um aumento de aproximadamente 9,5% em uma década.”

A presidente da Federação de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, Inês Santiago, declara que os números no Estado estão próximos do cenário nacional. 

SONORA 

A economista do Dieese, o Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos, Andréia Ferreira, comenta que no Estado, as mulheres seguem recebendo menos que os homens. 

SONORA 

Conforme estimativa do Fórum Econômico Mundial, serão necessários 131 anos para alcançar a igualdade entre homens e mulheres. Para a CNI, isso só será possível se os países mantiverem a velocidade atual de progresso econômico em saúde, educação e participação política.