Ouça ; Agentes condenados na máfia dos Cigarros são expulsos da PM

Campo Grande(MS) – Dois integrantes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul,  foram expulsos da corporação por envolvimento com o contrabando de cigarros, em decisão oficializada, assinada pelo comandante-geral, Renato do Santos Garnes, foi publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (11).   O  2º sargento Lindomar Espíndola da Silva, que estava na reserva remunerada, e p 1º sargento Kelson Augusto Brito Ujacov. A exclusão veio depois da condenação dos dois policiais, que foram presos em 2018 durante a operação Oiketicus, de combate ao envolvimento de agentes de segurança pública com o contrabando de cigarro vindo do Paraguai.

As penas foram superiores a 11 anos, por integrar organização criminosa e por corrupção passiva. O processo corre em sigilo na Auditoria Militar.  Segundo  investigações do Gaeco Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado  os policiais facilitavam a entrada de cigarros contrabandeados em troca de propina, paga mensalmente.

Em dezembro de 2023, outros sete policiais já haviam sido excluídos, pelo mesmo motivo. Na primeira fase da Oiketicus,  em 16 de maio de 2018, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva contra policiais, sendo três oficiais, e 45 mandados de busca e apreensão. Ouça o Noticias do MS desta terça feira 12  de Março de 2024