OUÇA: MS avança mais uma etapa para área livre de febre aftosa sem vacinação

Campo Grande (MS)- Portaria do Ministério da Agricultura publicada nesta segunda-feira (25) reconhece nacionalmente o Mato Grosso do Sul como livre de febre aftosa sem vacinação. A última imunização contra aftosa no rebanho sul-mato-grossense foi realizada em novembro de 2022. Atualmente, o rebanho estadual é de pouco mais de 18 milhões de cabeças.

A portaria também disciplina o armazenamento, a comercialização e o uso da vacina contra a febre aftosa, e regula o trânsito de animais vacinados contra a febre aftosa. Assim, em Mato Grosso do Sul fica proibido o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a aftosa, além do trânsito de animais vacinados contra a aftosa para regiões onde ainda se aplica a vacina. O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, explica o passo a passo para o protocolo para o reconhecimento internacional da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).

SONORA

De acordo com Daniel Ingold, a certificação internacional deve ocorrer no ano que vem. 

SONORA

O status internacional pode dar condições para a carne sul-mato-grossense ampliar mercados internacionais. A portaria 665 do Ministério da Agricultura e Pecuária se aplica também aos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.