Bando usou R$ 15 milhões da prefeitura de Sidrolândia, 8 foram presos

Campo Grande(MS) – Entre os alvos, empresários, vereador Claudinho Serra, que foi secretário de Sidrolândia, administrado pela sogra dele, Vanda Camilo.  Estão na  lista os empresários Ueverton Macedo, conhecido como Frescura e Carmo Name Junior, além dos servidores da prefeitura: Marcus Vinicius Rossettini, Chefe de Divisão de Compras e Licitação, e Ana Cláudia Alves Flores, pregoeira Oficial da Prefeitura  de  Sidrolândia. O Gaeco identificou uma nova organização criminosa, na área de engenharia e pavimentação asfáltica. O contrato investigado   soma  R$ 15 Milhões. Os agentes do Ministério Público constataram fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia,  e o  pagamento de propina a agentes públicos municipais.

Em maio   de  2023, o  PME  realizou a Operação Tromper, que investigou nove pessoas e quatro empresas envolvidas em fraude em procedimento licitatório, falsidade ideológica, associação criminosa, sonegação fiscal e peculato. O desvio de dinheiro acontecia  desde o ano de 2017, gestão  de  Marcelo Ascoli, na  obtenção de vantagens ilicitas por meio de fraudes em licitações.  Os investigados,  denunciados por suspeita de criar objeto social sem apresentar qualquer  experiência, estrutura e capacidade técnica para a execução do serviço nos contratos firmados com a  prefeitura.

A conclusão da Justiça foi a  de que os documentos encontrados comprovam vínculo  entre os investigados, com compartilhamento de informações  confidenciais, como, proposta de preço, documentos e prova de materiais como  carimbos das empresas  que evidenciam  conspirações e acordos ilegais entre os envolvidos. O MPE ainda identificou movimentações entres os investigados e entre os investigados e servidores públicos, além de transações atípicas indicativas de lavagem de dinheiro.

O Outro Lado; Sem falar com a imprensa a prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo PP em Nota, esclarece que não compactua com ilicitudes que providenciou o afastamento do secretario de Educação , Rafael Rodrigues e  do Adjunto da Assistência Social, Paulo Victor,  nesta  quarta feira dia 3  de Abril.  

Da redação

Foto  Marcos Tomé / Região News.