OUÇA: Inverno; Baixa umidade pode elevar incêndios em áreas urbana e rural.

Campo Grande(MS) – Mato Grosso do Sul é líder entre os  estados com mais focos e incêndios florestais em todo o Brasil e a situação se agrava durante o inverno, segundo o  tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, do Corpo de Bombeiros de MS. Ele também comanda o Centro de Proteção Ambiental  da corporação. Em Corumbá, Porto Murtinho e em toda a região pantaneira, existem   índices alarmantes de focos de calor e incêndios, além de queimadas. E  65% do Pantanal está localizado em Mato Grosso do Sul. O tenente-coronel explicou que as condições climatológicas registradas no bioma pantaneiro durante o inverno podem aumentar os focos de calor.  De acordo com o tenente-coronel Waldemir Moreira, o fogo pode ficar incontrolavel.

Para socorrer as regiões, a corporação movimenta 70 bombeiros distribuídos em 25 unidades, com um veículo , além das equipes que já atuam na área . Moreira Júnior lembrou que as queimadas ainda são usadas  para renovar as pastagens, o que pode representar risco caso não sejam feitas de forma controlada.A comunidade deve ser consciente em não promover queimadas principalmente de folhas secas. Morador que fizer queimada em Campo Grande poder ser penalizado com multas de valores entre R$ 2 mil à R$ 8 mil.  

O tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, do Corpo de Bombeiros de MS, que esteve explicando as medidas contra incêndios no inverno na Assembleia Legislativa na sessão de quarta feira(21/06).

 

 

João Flore Junior 

Foto; Divulgação;