Após 13 dias, trabalhadores dos Correios encerram a greve

Campo Grande (MS)– Em assembleia geral, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS) encerrou a paralisação que já durava 13 dias. Os trabalhadores aprovaram o retorno ao trabalho a partir das 22h desta segunda-feira (8).

Dos cinco pontos acordados na quinta-feira (4), entre a Federação Nacional dos Trabalhadores e a direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os funcionários de Mato Grosso do Sul aprovaram quatro. O único ponto de discórdia é a reabertura Plano de Demissão Incentivada.

Para os trabalhadores dos Correios no estado, a aprovação deste ponto implicaria em um apoio implícito a possibilidade de demissão motivada em massa. “Sempre fomos contrários à implantação de demissões incentivadas sem um plano para realização de concurso e contratação para suprir a demanda em setores onde existe falta crônica de pessoal, o que inclusive compromete a prestação de um serviço de qualidade por parte da empresa, como é caso a falta de carteiros e atendentes”, disse a presidente do sindicato, Elaine Regina Oliveira, em entrevista ao site do sindicato.

Os dias parados deverão ser compensados, durante 60 dias, em no máximo, duas horas por dia de segunda a sexta-feira. O dia 28 (dia de greve geral) será descontado. Aos sábados, os trabalhadores poderão compensar as horas, em qualquer unidade do mesmo município, exercendo sua própria função, mediante convocação prévia. Os trabalhadores que não quiserem compensar poderão optar pelo desconto das horas.

 

Ainda segundo o sindicato, a empresa propôs revogar a suspensão das férias nos próximos 60 dias. Após esse período, a diretoria da ECT irá estudar a situação e discutir, com a representação dos trabalhadores, alguma solução para o déficit dos Correios. Portal G1/MS