Alerta; Santa Casa anuncia falta de remédio para intubação e pede ajuda

Campo Grande(MS) – De acordo com documento  da diretoria da instituição não há mais remédio para fazer intubação de pacientes com Covid 19  e que a quantidade  até a tarde de sábado,  era de 116 ampolas no estoque seno que a  média diária de uso é de 250, a gravidade está relacionada a  falta de  bloqueadores neuromusculares, essencial para o atendimento aos pacientes críticos.

“Estamos enfrentando o pior momento da pandemia e a nossa instituição é, neste momento, o único hospital de Campo Grande a receber pacientes graves NÃO-COVID do SUS. Além disso, atendendo à necessidade do poder público, a Santa Casa designou 120 leitos exclusivos para o atendimento aos pacientes suspeitos ou positivos da COVID-19.  Diante do cenário, enfrentamos a falta de medicamentos no mercado e também a dificuldade de entrega pelos fornecedores, assim como grande parte das instituições de saúde no país”, informaram na nota. 

E a situação mais crítica é a do medicamento ROCURÔNIO, que faz parte do Kit Intubação.  A  última distribuição de medicamentos aos hospitais públicos e particulares de Mato Grosso do Sul realizada pelo governo do Estado há dois dias, em 1 de abril, não contemplou a Santa Casa de Campo Grande. O documento faz um apelo público, pois considera que a responsabilidade é de toda a sociedade.

Da redação