Ouça; Sobrevivente ao câncer de Mama emociona vereadores com depoimento

Campo Grande(MS) – Marluci Brasil de Castro, que venceu um câncer de mama, usou  a Tribuna, na sessão ordinária de terça-feira, dia 26 de outubro e destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, no mês de conscientização sobre o câncer.

O convite para o depoimento é do  vereador Dr. Victor Rocha, médico mastologista que tem desenvolvido uma série de ações durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer. A professora emocionou os  vereadores. A professora foi corajosa ao saber que estava com a doença.

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, em 2021, estima- se mais de  66 mil 280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia.

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas regiões brasileiras. Em 2019, a taxa de mortalidade pela doença, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres.

João Flores Junior

Foto Izaias Medeiros / Assessoria da Imprensa da Câmara de Vereadores.