Ouça; Obesidade e sedentarismo deixam criança e jovem com diabetes no Brasil

Campo Grande(MS) – De acordo com o Atlas da Diabetes anunciado na segunda feira, no Brasil, neste ano, 92 mil e  300 jovens de zero a  19   anos convivem com a doença tipo 01, aumento de quase 80% em relação a 2019 . Por ano o País tem em média 8 mil e 900 novos casos.

Em casos de Diabetes tipo 2, o Brasil é o Pais com maior incidência, mais de mil  casos para cada cem mil  moradores. Os dados fazem parte da  décima edição do Atlas da Diabetes, anunciados na segunda feira, dia 6 de Dezembro  pela Federação internacional da Diabetes.

A especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e metabolismo, Denise Franco, lembra que a Diabete tipo 1 é congênita, não existe forma de prevenir. Mas que na Pandemia muitas pessoas mudaram Hábitos e que por isso houve aumento da doença no tipo 2.

O Atlas levanta dados de  144 países e mostra que 537 milhões no mundo tem Diabetes um seja uma em cada 10. Os números apresentam aumento de 16% nos casos em relação pá 2019, quando eram estimados 463  milhões de casos.

E a expectativa para o futuro não é animadora, segundo levantamento, até 2045, 783 milhões de pessoas terão a doença no planeta. Enquanto cresceu casos entre criança e adolescente, nas pessoas entre 20 a 79 anos houve redução. Em 2019 eram 16 milhões e Oitocentos mil diabéticos. Agora são  15  milhões  e setecentas mil. E muita gente não sabe que tem a doença. No  Brasil 5 milhões vivem as cegas com as Diabetes. A doença não tem cura  se não tratada pode levar a cegueira, a várias complicações e causar morte. O diagnóstico precoce pode ajudar a ter qualidade de vida.

Da redação

Foto; Santo Remédio