Ouça; Anvisa e MS autorizam vacinação em criança, sem Brasil ter imunizante, ainda

Campo Grande(MS) – A Direção da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária autorizou o uso de Vacina de Phizer para vacinar crianças de 5 a  11 anos contra coronavírus no Brasil. Diante dos Estudos apresentados pela empresa  que apontam a eficácia  de 90%. Mas a formulação será  outra e a dose um terço da aplicada em adultos, os fracos e rótulos serão na cor Laranja para evitar a confusão com as dos adultos que roxa. Ser]ao duas doses aplicadas em um intervalo de  21  dias. E caso a criança complete  12 anos antes de receber a  segunda dose, ela vai manter o uso da vacina pediátrica.

Mesmo com a aprovação a Anvisa solicitou que a Phizer faça mais estudos de acompanhamento, além de oferecer  treinamentos sobre a aplicação adequada.

A Anvisa observou ainda   dados sobre a aplicação da vacina em crianças  e adolescentes de outros países.  A gerente de monitoramento Suzi  Gomes, avalia que nos Estados Unidos, das mais de 5 milhões de crianças  vacinadas, 0,05% tiveram reações e mais de 94% eram casos não graves. E que mais da metade dos casos graves são  preveníveis com a aplicação correta da Vacina .

 

Se acontecer caso de reação , cada caso deve ser reportado a Anvisa e o Ministério da Saúde em um prazo de 72  horas; Para evitar riscos a Agencia Nacional da Vigilância Sanitária,  determinou algumas exigências na vacinação das crianças como; iniciar a vacinação depois da capacitação total das equipes de Saúde. A vacinação será em sala separada da imunização dos adultos, ou  em dias diferentes. A vacina da Covid  não poderá ser dada junto as demais e ainda não pode ser feita pelo sistema Drive Thru. O intervalo mínimo será de  15 dias. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União.

A vacinação em crianças ainda não tem data para começar no Brasil e a Anvisa e o Ministério da Saúde ainda não informaram  se outra vacina  da Cornavac, produzida pelo Instituto Butantã,  poderá ser usada em crianças entre 3 a 17 anos