Ouça; Segunda greve de peritos prejudica comunidade

Campo Grande(MS) – Os peritos médicos do Instituto Nacional de Seguridade Social entram em greve na  terça-feira (8) em todo o Brasil e a paralisação vai continuar a quarta feira.  A notificação foi enviada ao Ministério do Trabalho e Previdência  e é a  segunda greve da categoria nos  últimos 15 dias.

A estimativa da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais  que   promove o movimento é de que,  a paralisação, envolva  25 mil perícias médicas afetadas. No último dia 31, quando houve a primeira paralisação,  já  havia a estimativa de 25 mil procedimentos médicos atrasados. Na  sede do INSS do Horto Florestal 8 peritos fazem atendimento todos os dias e na terça feira somente três fizeram atendimento  em Campo Grande.  Mais de 200 pessoas perderam o agendamento e estão prejudicadas.   Entre elas,  Equiomar Pereira de Souza,  ela fez  o agendamento na cidade de São Paulo  e não pode ser atendida.  Desde 2020, que a trabalhadora tenta atendimento com perícia médica.

Os médicos peritos pedem recomposição salarial de 19,99% para recuperar perdas com a inflação de 2019 a 2022. Além disso, reivindicam melhores condições de trabalho: no máximo 12 atendimentos presenciais por dia; realização imediata de concurso público; readequação das agências da Previdência Social que foram reabertas sem as condições sanitárias apropriadas; fim da “teleperícia”, .  As exigências da categoria, representada pela da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais  ANMP, foram encaminhadas ao ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, no dia  3  de fevereiro deste ano.

João Flores Junior

Foto Divulgação.