Ouça; Vereador defende prisão de gestores para cumprimento de leis

Campo Grande(MS) – Representantes de   vários  segmentos discutiram  políticas públicas de atendimento na educação e saúde de pessoas com deficiência na sexta feira 23 de junho, por   iniciativa da  Comissão permanente de Política e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos,  com conselhos e associações, órgãos de controle, além de mães.  Participaram o presidente do Instituto Social Guantes, João Guanes,  O  vice-presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, José Aparecido da Costas. A coordenadora do Clube de Mães da Apae, Maria de Souza Ferreira. André Gustavo Garcia, do Centro de Apoio Pedagógico aos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul,  A presidente da Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul, Mirella Ballatore, que cobrou mais fiscalização na aplicação das leis já existentes.

A Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, reafirmou o compromisso do Governo em apoiar as garantias dos direitos das pessoas com deficiência.  Representando a a Secretaria Municipal de Saúde, Andreia Silva, garantiu que a pasta tem atuado para aperfeiçoar o atendimento às pessoas com deficiência.  Para o superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Costa, é preciso cumprir as leis já existentes.  Foi uma audiência de mães guerreiras disse o vereador Valdir Gomes. Para André Luís, pagamento de multa pelo não cumprimento de medida não resolve. Luiza Ribeiro se compadeceu com a lamentação e o choro das mães..

O vereador Valdir Gomes defendeu a criação de uma entidade de acolhimento das mães de pessoas com deficiência. Ainda neste ano acontece a realização de conferencias Municipais e em 2024 o governo Federal realiza a conferencia Nacional dos Direitos da pessoa com deficiência .

Da redação

Foto Izaias Medeiros / Assessoria Câmara de vereadores