OUÇA: Produtores devem fazer declaração de imposto sobre propriedade rural até dia 29

Campo Grande (MS)- O prazo para apresentar a Declaração do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural  à Receita Federal Brasileira vai até o dia 29 de setembro, Até a data, proprietários de terra, sejam eles titulares ou possuidores de títulos, devem juntar as informações, baixar o programa de declaração no site da Receita, Federal preencher os dados e emitir a guia de pagamento. 

O Imposto é um tributo federal que deve ser declarado e pago anualmente por proprietários de terra em áreas rurais. Anualmente, as regras para declarar são apresentadas pela Receita na forma de instrução normativa. A referente ao exercício de 2023 foi publicada em 10 de julho.

Giovana Zampieri Omena, Assessora Jurídica da Famasul, a Federação de Agricultura e Pecuária de MS, esclarece quem deve declarar e do que se trata o imposto. 

SONORA

O imposto territorial rural funciona como um regulador estatal para áreas rurais improdutivas. Quanto maior o usufruto da terra para atividade agrária e investimentos em benfeitorias, menor será o valor pago. Assim,  o imposto não depende somente da área total da propriedade: terrenos de tamanhos iguais podem pagar alíquotas diferentes. O valor da Terra Nua, o VTN, pode ser conferido no site da receita federal e varia conforme o município. 

Giovana Zampieri informa as penalidades previstas para quem não fizer a entrega do documento. 

SONORA

A declaração em dia também é pré requisito para que proprietários tenham acesso a crédito e seguro rurais. No portal https://portal.sistemafamasul.com.br/ está disponível uma cartilha gratuita para orientar o produtor sobre a declaração