OUÇA: Ferramenta promete auxiliar produtores e governo sobre manejo do fogo

Campo Grande (MS)– O SIFAU (Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas), foi anunciado nessa semana e promete fornecer dados técnicos capazes de auxiliar o poder público e os pantaneiros na tomada de decisão. A plataforma também irá ajudar na identificação dos locais para manejo integrado do fogo, tanto para uso na queima controlada com objetivo de renovação das pastagens nativas quanto na redução de material combustível em propriedades.Rafaela Nicola, Diretora Executiva da Wetlands International Brasil, explica mais sobre o sistema. 

SONORA

Diretora executiva da Wetlands, Rafaela Nicola-(Foto: Luiz Alberto- Diário Digital)

Os mapas serão projetados com diversas camadas de informações sobrepostas. Dentre elas, haverá subsídios de material cartográfico ambiental, físico e climático, que vão desde o uso e cobertura do solo aos dados de material combustível acumulado. Destaque para a possibilidade de emitir alerta de área queimada dos últimos 60 dias no entorno da propriedade, além da previsão de perigo de fogo para os próximos seis dias. Rafaela Nicola comenta que a informação pode ajudar a prevenir os grandes incêndios, como os que ocorreram na região do Pantanal em 2020.

SONORA

O SIFAU é um dos produtos do Programa Corredor Azul, da Wetlands International no Brasil, que tem como objetivo proteger a saúde e a conectividade do sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai. É fruto de parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro com apoio do  Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).A ferramenta foi divulgada na Semana do Pantanal no dia 14 de novembro.