OUÇA: Balança comercial fecha 2023 com U$ 10 Bi; Destaque para soja e celulose

Campo Grande (MS)– Mato Grosso do Sul fechou o ano de 2023 com superávit na balança comercial. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento, a exportações chegaram ao volume de 10 bilhões e 517 milhões de dólares, uma receita de R$ 50 bilhões de reais, acréscimo de 28% com relação ao ano anterior. O titular da pasta, secretário Jaime Verruck traz os produtos com maior destaque como é o caso da soja, responsável por 40% das vendas. 

SONORA

Outros produtos também tiveram aumento no volume exportado como o milho com dez por cento da receita; açúcar, farelo e carne bovina. A novidade ficou com o incremento do minério de ferro e ferro gusa. O principal cliente do Estado continua sendo a China. 

SONORA

Outros mercados também ampliaram as compras com o Mato Grosso do Sul como o Uruguai e países asiáticos como o Vietnã, responsável por 49% das compras da balança comercial e a Indonésia com 57%, além da Coreia do Sul e Chile. A maioria dos produtos sai pelos portos de Paranaguá (38%) e Santos (24%). 

SONORA

De acordo com o secretário Jaime Verruck, Mato Grosso do Sul caminha para a agroindustrialização. A agropecuária responde com 4,9 bilhões de dólares mas a indústria da transformação com produtos de valor agregado já chega com 5 bilhões e cem milhões de dólares de vendas e a indústria extrativista com 4 bilhões.

SONORA

Os números do comércio exterior de Mato Grosso do Sul no ano passado foram divulgados na Carta de Conjuntura do Setor Externo, elaborada pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).